Todos que tem no interior de seu coração ajudar aquele que é segundo o coração de Deus, se o faz de coração puro se torna indiretamente segundo o coração de Deus.
Deus nos mostra a importância que Ele da àqueles que são simples e humildes de coração.
Para honra de seu nome, sempre mantém a chama do espírito acesa e o desejo de exaltá-lo a um REMANESCENTE, aquele que como juiz ou como profeta irá jogar por terra as humilhações do seu povo, mostrando que Ele é o Senhor dos Exércitos.
Os valentes de Davi eram homens perseguidos, endividados (talvez por questões político-sociais da época), homens ignorados. Mas eram homens sinceros, honestos, leais, homens que Deus enviou a Davi, sim, Deus os enviou ao então FUGITIVO DAVI, La mesmo na caverna de Adulão, porque Deus havia ungido Davi Rei em Israel. Os propósitos de Deus na sua vida já estão escritos, nosso defeito é usarmos de maneira negativa o livre arbítrio (por isso não vemos o agir de Deus na nossa vida), o Deus de Israel não nos subjuga, ele nos mostra o que ele quer, e se nossa fé não falhar, seremos mais que vencedores.
O senhor nos capacita de modo imenso, homens capacitados por Deus foram os valentes do seu escolhido, porque sozinho Davi não ficaria vivo no final das perseguições sofridas pela inveja de Saul.
Em primeiro lugar, Salmos 121 (levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro, o meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra), Davi nos mostra de onde vem sua força, demonstrando uma total submissão a Deus.
Em segundo lugar, aos Valentes, que a palavra de Deus já começa a citar sobre os bravos soldados nos livros Samuel, Reis e Crônicas.
Percebo duas grandes missões designadas a estes valentes.
1ª - Estavam à direita e a esquerda do Rei em todos os lugares, para o protegerem. Conforme II Samuel 16:6 (E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda). Incentiva-nos há ficar cada dia mais perto do nosso Rei e Salvador Jesus Cristo, PROTEGENDO O REAL SIGNIFICADO DA MENSAGEM DA CRUZ.
2ª – Estavam atentos no que estava acontecendo, com o propósito de alertar o Rei dos perigos. Conforme II Samuel 17:16 (Agora, pois, enviai apressadamente, e avisai a Davi, dizendo: Não passes esta noite nas campinas do deserto; logo também passa ao outro lado, para que o Rei e todo o povo que com ele está não seja devorado). Exorta-nos a mostrar ao povo, família e amigos o perigo de não estar na presença de Deus.
“Nós somos seus, Davi, e com você estamos, filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com os que o ajudam! Porque o seu Deus o ajuda”, declaração de Valente sobre forte inspiração divina, cabeça de trinta homens, chamado Amasai.
Não precisa mais para saber por que Davi era sempre vencedor, além de seu Deus, ele tinha um exército unido, preparado, com ações voltadas para um objetivo: proteger, defender e lutar pelo seu Rei. Que nós possamos nos assegurar nas características destes valentes e lutarmos em prol do nosso Senhor Jesus Cristo.
A palavra nos fala, o menor valia por cem homens, e o maior, por mil, saiamo-nos de nosso conforto, e lutemos em prol da obra. Nós temos um chamado. O de sermos VALENTES DE DEUS.
Maranata – Ora Vem Senhor Jesus
Aux. Marcos Paula – 1ª Igreja Assembléia de Deus de Iuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário