Em linhas gerais é difícil ser um verdadeiro cristão, afinal, cristão vai mais alem de um mero espectador religioso, admirador, e até mesmo membro de qualquer denominação religiosa.
Ser cristão nos sugere uma infinita perspectiva de sermos iguais, imitadores, e assim, verdadeiros seguidores do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Quero nesta mensagem compartilhar um entendimento que o Senhor me deu de uma passagem bíblica onde o texto em epígrafe é “Palavras de Agur”, localizado no livro dos provérbios no capitulo 30.
Provérbios – Expressão de caráter imediato, ou seja, através de poucas palavras se expressa à dimensão de uma situação.
Mas os provérbios bíblicos diferem dos adágios populares por uma questão óbvia, os provérbios bíblicos nos trazem a tona à dimensão da sabedoria do nosso Deus.
E quando estudamos esta linda obra compilada há aproximadamente 2700 anos atrás, observamos que um homem chamado Agur, foi honrado ao ter seus escritos publicados juntamente com escritos do homem mais sábio que já existiu, o sábio Rei Salomão.
Enfim, estudar provérbios é ter a certeza de entendimento, ou melhor, de ter uma palavra de sabedoria para todo setor de nossa vida, seja ela secular ou espiritual.
Gostaria que você leitor, abrisse sua bíblia sagrada neste momento, fizesse uma oração pedindo a Deus que abra seu entendimento para que você possa receber e compreender através do Espírito Santo de Deus esta passagem bíblica.
Provérbios 30 versículos 18; 19.
Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço:
O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.
O caminho da águia no ar, as características desta bela águia, esta totalmente relacionada à vida do verdadeiro cristão. O primeiro vôo da águia surge juntamente com o medo de voar, afinal ela nasce nas extremidades das rochas, e se lançar no seu primeiro vôo é necessário, mas o medo, as incertezas, o achar que não ira conseguir alçar seu vôo lhe amedronta, e isto estão totalmente ligados aos servos de Deus, o chamado não é meu, este propósito não é para minha vida. Mas o Senhor vem lhe dizer nesta palavra, se jogue no vento do Espírito Santo de Deus e ele te fará voar no propósito escolhido para sua vida.
O caminho da cobra na penha (pedra), as características deste evento se difere em especial pelo lugar onde a cobra efetua seu caminhar, observe, a cobra na areia deixa suas marcas, na água ao observamos que mesmo que superficial também deixa suas marcas, na grama ou qualquer tipo de vegetação de igual modo, consegue-se perceber que uma cobra esteve por ali (cobras grandes, deitam a vegetação, etc.), mas quando Agur especifica o lugar não é em vão, na pedra não existe possibilidade de deixar marcas, assim deve ser o caminhar de um servo de Deus, as coisas velhas se passaram tudo se fez novo 2 coríntios 5:17, ao assumirmos nosso papel de “servo” não podemos mais cometer erros que nos afastam da presença de Deus, afinal, Deus é bondoso mas não podemos em hipótese alguma provocar-lhe a ira (salmos 76:7).
O caminho do navio no meio do mar, Agur observava as embarcações e percebeu que eram movidas pelo vento, pela força dos braços de muitos homens, diferentemente dos nossos dias onde percebemos embarcações cada dia maiores, com seus motores potentes que conseguem impor sua direção e localização através dos mares e oceanos. O servo de Deus deve se espelhar nas naus antigas, e se deixar guiar pelo vento do Espírito Santo de Deus, afinal o verdadeiro cristão, não lutara em remar contra a vontade do Senhor.
O caminho do homem com uma virgem, o entendimento que o Senhor me deu desta passagem é escatológico, afinal, esta virgem ou donzela, tipifica a igreja do Senhor nesta terra, aquela que imaculada, pura, adornada, irá ao encontro de Jesus nas nuvens do Céu, Aleluia!
Levanta os teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntam vêm a ti; vivo eu, diz o SENHOR, que de todos estes te vestirás, como de um ornamento, e te cingirás deles como noiva. Isaias 49:18.
Nesta mensagem o Senhor nos fala do arrebatamento da Igreja, e nos ensina como devemos ser e estar naquele grande dia.
O verdadeiro cristão se enquadra em todos os aspectos desta palavra.
Que esta mensagem possa falar ao teu coração.
Aux. Marcos Paula
IAD Iuna-ES